Neste Ano Jubilar, muitas atividades celebrativas e muitos gestos concretos de serviço aos pobres têm acontecido. Neste país de dimensões continentais, fica difícil acompanhar e partilhar toda a riqueza vicentina presente em tantas atividades, promovidas por cada ramo em particular ou conjuntamente pelos regionais da Família Vicentina. Entre tantas iniciativas, aqui um pouco do que está acontecendo:

Paróquia Pai Misericordioso, no Bairro Paulo VI/Belo Horizonte (MG) – A Festa do Padroeiro, realizada no dia 27 de agosto, teve como tema “A Família do Pai Misericordioso celebra os 400 anos do Carisma Vicentino”. Durante a novena preparatória, cada dia numa comunidade diferente da Paróquia, se celebrou a Eucaristia e se refletiu um tema específico referente ao Carisma Vicentino. Com boa participação do povo e dentro de um ambiente de grande fraternidade, a Paróquia rezou, refletiu e aprofundou a riqueza do carisma vicentino, tão marcante e presente na sua caminhada pastoral.

Encontro de Educadores Vicentinos, em São Paulo (SP) – Educadores, colaboradores e voluntários vicentinos dos Colégios das Irmãs Vicentinas de Gysegem realizaram um encontro de espiritualidade, nos dias 2 e 3 de setembro no Colégio São Vicente de Paulo – Penha. Assessorado pelo Pe. Eli Chaves CM e com a presença de mais de 120 participantes, o encontro de espiritualidade foi um rico momento de união e fortalecimento de laços, em que a Família Vicentina celebrou os 400 anos de seu carisma e o nascimento da Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem.

Encontros Vicentinos, promovidos pela SSVP – Vários Conselhos da Sociedade de São Vicente de Paulo estão realizando seus encontros e retiros em torno da significativa celebração dos 400 anos do Carisma Vicentino. Entre tantas inciativas, aconteceu:

– Nos dias 9 e 10 de setembro, o Conselho Central São Mateus organizou um retiro, no Centro de Formação Vicentina, em Vespasiano (MG). Mais de 100 pessoas participaram deste encontro de espiritualidade, que refletiu e rezou o testemunho vicentino de caridade e missão. O retiro contou com a assessoria do Seminarista Ezequiel CM e dos Pes. Eli Chaves e Luís Oliveira CM. Toda a oração se deu em torno do tema dos 400 anos do carisma vicentino.

– Nos dias  9 e 10  de setembro,  na  sede  da  Comunidade  Canção  Nova,  em  Cachoeira Paulista (SP) o Conselho Metropolitano da SSVP de São dos Campos realizou o 30º Avivamento Vicentino, com o tema “No Carisma de São Vicente e nos passos de Ozanam, agir juntos contra as pobrezas”. Participaram aproximadamente 5000 pessoas. O canal de televisão ‘Canção Nova’, na manhã do domingo (10), transmitiu para todo o país a palestra do Pe. Alexandre Nahass CM, “Os 400 anos do Carisma Vicentino”, e a Celebração Eucarística de Encerramento, presidida por Dom José Carlos Chakarowsky CM.

– Nos dia 29 e 30 de setembro, o Conselho Central da SSVP de Bonsucesso (MG), realizou o encontro de formação vicentina, com o tema do Ano Jubilar, assessorado pelo Pe. Denilson Mathias CM, com a presença aproximada de 400 pessoas. Seguiu-se ao encontro, a procissão e a Eucaristia, com grande participação dos fieis da comunidade paroquial.

Celebração de São Vicente de Paulo, em São Paulo (SP) – Os colégios vicentinos estão bastante envolvidos na celebração deste Ano Jubilar. Um exemplo é o Colégio Virgem Poderosa, das Filhas da Caridade, que comemorou com uma missa festiva, na noite do dia 27 de setembro, o Dia de São Vicente de Paulo e os 400 anos do Carisma Vicentino. Instantes de reflexão, oração e alegria marcaram essa confraternização que reuniu pais, alunos e toda a equipe do CVVP. Depois de um  dia  com  diversas  atividades  voltadas  ao bem e à caridade, seguindo os ensinamentos vicentinos, houve um momento especial dedicado aos necessitados, quando foram recebidos os bilhetes de metrô que serão doados aos refugiados.

Manhã de Oração, em Belo Horizonte (MG) – Na Paróquia São José do Calafate, no dia 24 de setembro, o Regional BH da Família Vicentina promoveu uma Manhã de Oração, para celebrar São Vicente e os 400 anos do nascimento do Carisma Vicentino. A programação constou de uma bela oração, uma encenação vicentina apresentada pelo grupo de teatro da Paróquia e a Celebração Eucarística. Muita bem preparada e em ambiente de muita alegria e fraternidade, a celebração contou e com boa participação de membros dos sete ramos da FV presentes em Belo Horizonte. Esta celebração, seguramente, muito fortalece a colaboração vicentina existente neste Regional que, entre outras atividades, tem se destacado pela realização anual do Curso de Formação de Formação Missionária e das Santas Missões Populares. Durante a semana anterior à Manhã de Oração, a Paróquia do Calafate realizou uma grande campanha de recolhimento de alimentos que foram doados, através das Conferencias Vicentinas, a famílias carentes da região do Bairro Paulo VI.

Encontro da Família Vicentina, em Brasília (DF) – Uma bonita e bem participada celebração em honra de São Vicente de Paulo aconteceu em Brasília, no dia 24 de setembro, no Auditório Pedro Calmon (Setor Militar Urbano). Membros da Sociedade São Vicente de Paulo, Associação Internacional de Caridades, Companhia das Filhas da Caridade, Congregação da Missão e uma grande quantidade de fieis e devotos de São Vicente refletiram sobre os 400 anos do Carisma Vicentino e renovaram seu empenho e compromisso de continuar seu serviço de missão e caridade.

Encontro Vicentino em Recife (PE) – O 12º Encontro de Revigoramento Vicentino (REVIC) aconteceu na cidade de Recife, no dia 8 de outubro de 2017. O objetivo do encontro foi celebrar os 400 anos do Carisma Vicentino. A festa foi celebrada por quase 2.000 pessoas vindas de seis estados do nordeste. A grande maioria era composta pelos membros da SSVP, que planejou e executou o evento. Foi uma verdadeira celebração da Família Vicentina. Contou-se também com a presença de outros ramos da Família Vicentina: a Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, a Associação Internacional de Caridades, a Juventude Mariana Vicentina e a Congregação das Servas dos Pobres. Pe. Denilson Matias CM falou sobre o tema dos 400 anos do Carisma Vicentino, convocando a todos a deixarem sempre mais arder em seus corações a chama do carisma que nos leva a manter viva a caridade.

Promoção da Cultura Vocacional – Pe. Tomaz Mavric, Superior Geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade e um dos animadores internacionais da Família Vicentina, escreveu a todos, por ocasião da festa de São Vicente, pedindo que toda a Família Vicentina se empenhe na promoção de uma cultura vocacional. Somos desafiados a testemunhar e divulgar o carisma vicentino para atrair muitas outras pessoas para a missão de serviço a Cristo nos pobres! Em sintonia com esta preocupação, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Riacho Fundo II (DF), nos dias 5 e 6 de agosto, a Jornada Vocacional da Juventude Vicentina. Esta jornada contou com a presença de jovens dos diversos grupos da paróquia, durante dois dias, e foi conduzida por Ir. Rizomar FC e Pe. Denilson Mathias CM.

Acontecerá também, de 17 a 21 de outubro, o terceiro encontro do SAVV (Serviço de Animação Vocacional Vicentina) da Família Vicentina, em Curitiba (PR), com a participação de representantes das seis províncias das Filhas da Caridade, das três províncias da Congregação da Missão, de uma província das Irmãs de SVP de Gysegem, dos Religiosos de São Vicente de Paulo e dos Frateres de NS Mãe da Misericórdia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário